quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sobre a VistaAlegre e a Maçonaria


Esquadro e Compasso
Logótipo da Vista Alegre














Podem-me chamar paranoid ou mania da teoria da conspiração. Mas eu acho que a Vista Alegre tem uma relação qualquer com a Maçonaria...

É uma coisa que já me intriga desde pequenino - quando não tinha 1,90m mas já sabia o que era a Maçonaria (autodidatismo face às sociedades secretas e semi-secretas).

Fui numa visita de estudo no ensino Básico à fábrica de Ílhavo e lembro-me bem de, na capela dedicada a Nossa Senhora da Penha de França, sobre o retábulo de talha dourada, ESTÁ UM TRIÂNGULO.

Depois eu, piquenino, em vez de ficar a pensar em dar chutos na bola [coisa que sempre fui uma lástima - o meu primeiro golo foi um auto-golo], como é comum na rapaziada daquela idade, fiquei sempre com aquela ideia na cabeça e com a promessa que futuramente desenvolveria o assunto.

Outra associação que fiz, pode parecer muito conveniente, é a do logótipo ao símbolo máximo da Maçonaria - o cruzamento do compasso com o esquadro - o domínio do espírito sobre a matéria.

Se repararem, o "V" e o "A" constituem uma plena e perfeita associação a estes dois objectos - ícones desta fraternidade. Cruzem o "V" com o "A". Desenhem num papelinho... O que observam?


Eu sei... sou estranho... Mas isto também é... E dava um óptimo argumento para uma obra do José Rodrigues dos Santos ou do Dan Brown... Daquelas coisas que vendem imenso e em que toda a gente acredita...

Cumprimentos aos meus amigos maçons, com quem nunca partilhei esta ideia.

1 comentário:

  1. Vejam só as coisas em que o menino repara. And yet...bate certo! eu que sou tão inocente, tão distraída...o que mais me andará a escapar de simbologia estranha por este Mundo de Deus?

    ResponderEliminar