terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Sobre Joguinhos de Computador e Economia


Partindo do pressuposto de que a classe dirigente deste país é inconsciente dos seus erros na esfera económica, digo o seguinte:

O aumento de impostos atrofia a economia... Porquê? Economia doméstica básica - quem sabe o que é gerir uma casa, conhece certamente estes princípios: quanto menos dinheiro se tem, menos se gasta; quanto mais altos os preços, menos se compra...

Eu não tenho grande legitimidade para falar com conhecimento de causa, dado que sou um gastador nato.

No entanto sugiro aos sobreditos senhores que comecem a jogar joguinhos de computador, nomeadamente de estratégia, com vertente económica.

Saberão que quando aumentam os impostos, as cidadezinhas que conquistaram e governam começam por ficar da cor amarela e depois vermelha - até que estala uma revolta e a cidadezinha passa a auto-determinar-se.

De facto se se reduzirem os impostos, o dinheirinho disponível será menor a curto prazo, mas irá gradualmente aumentando, a par da economia. Em momentos de urgência, quando é preciso reconstruir um castelo ou recrutar exército para fazer face a uma ameaça estrangeira, lá se aumentam um pouquinho, porém durante um curto espaço de tempo, para a economia não sofrer grandes danos.

Os jogos da saga Total War [Sega] são muito realistas neste aspecto... E são mais baratos que submarinos ou renovação de frota automóvel...


1 comentário:

  1. Não podia concordar mais. Já tenho proposto que sejam as donas de casa a gerir este país, porque faltam as noções mais básicas, elementares e lógicas de economia. Ou isso, ou os médicos - para explicarem que ao cortar o fluxo de qualquer coisa, a consequência é o atrofio, o estrangulamento, a embolia, a gangrena, e outras coisas muto desagradáveis.

    ResponderEliminar