terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Sobre as futuras "Férias" de Sua Santidade

Castel Gandolfo
Então não tenham peninha do senhor... depois do dia oficial da resignação (28 de Fevereiro do Anno de Nosso Sennhor Jesu Christo de dois mil e treze) vai passar umas férias na Residência Apostólica de Castel Gandolfo - dois meses. "Porreiro pá"...

Depois seguirá para o Mosteiro de Mater Ecclesiae (V.C. [Vatican City]), igualmente modesto, onde passará o resto dos seus dias em clausura.

Mas não lhe seja apontado o dedo. Bento XVI vai ficar para a História como tendo sido o Papa que abriu precedentes (ou seja - acontecimentos passados que dão legitimidade à existência de semelhantes no futuro) que levarão ao caminho da urgente democratização da Igreja.

Urgente no sentido de se adaptar à modernidade. No entanto, dado que a credibilidade das instituições está na prevalência das suas tradições, o que agrada a gregos não agradará a troianos.

Na minha solene e arrogante opinião, trata-se de uma postura mais importante e com maior impacto político que qualquer uma das do seu antecessor - não menosprezando nunca o Pontificado de João Paulo II.

Os cardeais irão agora escolher o Vigário de Cristo. Poderia ser de portas abertas... Mas aí não se chamaria Conclave - seria Senclave...

Habe(re)mus Papam...

Mosteiro Mater Ecclesiae



Sem comentários:

Enviar um comentário