terça-feira, 12 de março de 2013

Sobre as minhas gargalhadas quando se diz que o Papa devia ser americano ou africano...

"Ouçam meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do Mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que Ele prometeu aos que o amam?" Tiago 2:5

... com a justificação de que aí estão a MAIORIA dos católicos.

Qual é a lógica se esses mesmos católicos não se pronunciam sobre a escolha do Pontífice?

O Papa de facto surge de uma eleição - no entanto é escolhido por uma minoria de católicos que também eles não gozam de legitimidade democrática.

Eu não estou com isto a dizer que a Igreja se deve ou não democratizar. Por minha vontade o Papa era sempre italiano e as Missas todas em latim [...NOT].

Estou a dizer que o argumento não é válido ou é tão válido como a Santa Sé ser noutro local que não no Vaticano [ou Roma].

Porque é que o centro do catolicismo é em Roma? Porque de facto era o centro do mundo na altura...

Há uma tradição a ser respeitada não há? Então que a seja também na escolha do Bispo de Roma...

Quando forem os cristãos católicos a eleger o Papa, fará todo o sentido justificar a existência de um Papa africano, americano, asiático etc. por via da maioria.

Mas se a coisa se processa tão tradicionalmente e tão rigidamente - qual é o sentido de se dizer que o próximo Papa devia ser africano ou sul-americano porque é nestas regiões que se concentra A MAIORIA dos católicos?

Não tentemos justificar o injustificável nem democratizar o "indemocratizável"...

Se disserem: "O Papa deve ser de OUTRA REGIÃO que não da Europa para que os representantes da Igreja demonstrem que não são alérgicos a renovação" é plenamente válido e CONCORDO DE ALTO A BAIXO.

My opinion, livre de qualquer preconceito, xenofobia ou racismo...


Sem comentários:

Enviar um comentário